Durante essa atividade, os alunos participantes do projeto podem realizar uma caminhada orientada no campus da UFV, observando o ambiente e localizando ninhos de diferentes espécies de abelhas sem ferrão. Eles podem observar que os ninhos das abelhas sem ferrão podem ser construídos no interior ou exterior de árvores, ficando apoiados em seus troncos ou pendurados em galhos, no interior de postes elétricos, muros ou portas de madeiras.

A Trilha também possibilita aos alunos perceberem que as entradas dos ninhos das abelhas sem ferrão podem ter diferentes formas e podem ser construídas com materiais como barro ou cera.

Ao final da Trilha, os alunos fazem uma visita ao Apiário Central da UFV, onde conhecem diferentes espécies de abelhas sem ferrão e a organização interna de uma colmeia, identificando a rainha e as operárias, os favos de cria e os potes de alimentos, além de provar o mel produzido pelas mesmas.

Folder utilizado durante a Trilha das Abelhas

A identificação das espécies foi facilitada pela distribuição, aos alunos, de um folder contendo fotos da entrada dos ninhos e das diversas espécies de abelhas sem ferrão encontradas no campus da UFV.

- Folder