Abelhas sem ferrão I

As abelhas da subfamília Meliponinae (Hymenoptera, Apidae) são conhecidas como “abelhas indígenas sem ferrão”, pelo fato de possuírem o ferrão atrofiado, sendo, portanto, incapazes de ferroar. Essas abelhas são encontradas nas Américas do Sul e Central, na Ásia, nas Ilhas do Pacífico, na Austrália, em Nova Guiné e na África.

Todas as espécies de abelhas sem ferrão são eussociais, isto é, vivem em colônias constituídas por operárias (algumas centenas, ou milhares, conforme a espécie) e rainha (em algumas espécies podem ser encontradas mais de uma). As operárias realizam as tarefas de construção e manutenção da estrutura física da colônia, coleta e processamento do alimento, enquanto a rainha é responsável pela postura de ovos. Os machos, produzidos em grande número em certas épocas do ano, possuem a função de fecundar as rainhas durante o voo nupcial e, esporadicamente, podem realizar algumas tarefas dentro da colônia. Normalmente, alguns dias após emergirem, eles são expulsos da colônia.

As abelhas sem ferrão apresentam vários caracteres morfológicos que podem ser utilizados para a identificação das mesmas, como o tamanho, a quantidade de pelos e a coloração do corpo.

Algumas espécies de abelhas sem ferrão podem ser observadas na Figura 1.

Apresentação2

Postado em 09/07/2015